8 dicas de café da manhã
Minhas sugestões para começar bem o dia — Miojo não é uma delas. Bônus: minha receita preferida de panqueca low carb
Eu nunca pensei que um dia escreveria uma lista de 4 motivos para não comer Miojo no café da manhã, mas esse dia chegou. Aperte o play para assistir ao vídeo com o conteúdo da minha coluna no UOL.
A Nissin lançou uma linha de Miojo chamada “Café da Manhã”, com os sabores pão na chapa e omelete com presunto e queijo. Se você me contar que levou um susto quando soube disso, eu ficarei feliz, afinal “quem comeria macarrão instantâneo no café da manhã?”
Essa foi a pergunta que mais ouvi nos últimos dias. Mas se os produtos existem é porque esses consumidores existem.
É provável que você que me acompanha por aqui e pelo Instagram faça escolhas mais nutritivas para começar o dia. Mas sei que muitos estão tentando iniciar uma estratégia low carb, e até mesmo os veteranos às vezes têm dificuldade de variar essa refeição.
Como tomar café da manhã sem pães, sem bolos, sem aveia, sem granola, sem suco?
Sugestão de podcast: Comida Sem Filtro #45 - Café da manhã com cereal é fundamental?
Sei como é, pois já tive as mesmas dúvidas. Para ajudar e inspirar, preparei 8 dicas úteis que facilitarão a sua vida.
8 dicas de café da manhã low carb
1. O ovo nosso de cada dia
Pequenos detalhes fazem muita diferença. Se você enjoa do sabor do ovo, varie os preparos, acompanhamentos e temperos. Estes pratos eu preparei recentemente, em menos de 3min — mais rápido que Miojo!
Temperos: cúrcuma, páprica, orégano, curry, pimenta do reino.
Acompanhamentos: tomate, abacate, queijo cottage, fatias de bacon, queijo minas frescal light, espinafre, uma pequena salada verde ou qualquer outro vegetal de sua preferência.
Preparo: não importa se ele é cozido, frito, pochê ou invertido (com queijo na base), variar o preparo pode trazer uma nova experiência até mesmo para um simples ovo mexido.
Neste post das dicas de viagem mostro como preparo ovos cremosos sem adição de lácteos.
Outra sugestão é a salada de ovos que fizemos no desafio Uma Salada por Dia.
2. Frios
Enroladinho de presunto e queijo, salame, copa, queijo com azeitona ou pepino em conserva são bons exemplos de alimentos práticos pra ter em casa. Eles salvam um café da manhã quando estamos com pressa.
Os palitos de queijo que avaliamos nas descobertas do mês de fevereiro têm uma embalagem prática pra levar na bolsa.
3. Pães low carb
Se você não resiste aos pães, trocar o convencional por versões low carb é um bom começo. Para fazer em casa do zero, sugiro o pão proteico de frango que publiquei nesta edição (também está nos destaques do meu Instagram). Se você prefere algo mais prático, nas descobertas do mês de junho de 2022 avaliei positivamente duas marcas de mistura para pão proteico. Nela também tem um cappuccino diet pra botar no carrinho.
4. Iogurtes naturais
Sejam eles proteicos ou não, os iogurtes naturais são uma ótima opção saudável. Mas cuidado com enganações como esta aqui.
Nesta edição recente avalio o custo-benefício de quatro iogurtes Danone. Também ensino como escolher o melhor para cada objetivo, considerando a relação proteína-energia.
Para saborizar e adoçar seu iogurte natural, você pode usar canela, essência de baunilha, cacau em pó, bons adoçantes e até uma geleia low-carb de verdade.
Iogurte com granola sempre vai bem, mas não pode ser qualquer granola.
5. Whey protein
Em se tratando de combinar proteína com praticidade, o whey protein é imbatível. Ele vai bem com leite, com iogurte e aqueles que têm bons aromas ficam gostosos diluídos apenas em água.
Mas escolher um whey de alta qualidade não é tarefa fácil. Para ajudar nessa tarefa, elaborei ume dossiê completo em que avalio dezenas deles e ensino o passo a passo para fazer as melhores escolhas.
6. Frutas e oleaginosas
Em se tratando de low-carb, estamos falando de frutas de baixo amido como morango, mirtilo, framboesa, amora, abacate, coco e maracujá. Se você optar pelas frutas vermelhas, minha sugestão é combiná-las com uma porção de oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes e até amendoim (apenas tome cuidado com a quantidade dessas nuts, para não exagerar nas calorias — considere 30g como referência).
Nesta edição do Desafio volta de férias explico o conceito de densidade calórica, usando o exemplo das oleaginosas.
7. O que sobrou do jantar de ontem
Comer um bife de manhã cedo pode ser esquisito à primeira vista. Mas o que comemos em cada horário é apenas questão de hábito e convenção social. Quem disse que é proibido comer um bife de manhã? Receitas como quibe low-carb e bolinhas de carne também são ótimas alternativas proteicas para começar o dia. Desafia-se a testar, e você pode ter uma agradável surpresa.
Nesta edição do Desafio Volta de Férias temos dicas para incluir mais proteínas nas refeições e imagens inspiradoras.
8. Bebidas
Para acompanhar a primeira refeição do dia, a maioria de nós prefere o café (sem açúcar, por favor). Mas além dele, existem outras opções como chás, leites proteicos, achocolatados zero açúcar, cappuccino diet, batidas com whey, e as bebidas lácteas sem açúcar. Nas postagens a seguir, veja as avaliações das bebidas que podem fazer parte do seu café da manhã.
Bônus: Receita de panquecas low carb
Eu não costumo variar muito minhas opções de café da manhã. Às vezes falta tempo, criatividade ou até fome nesse horário. Mas em abril eu ganhei um presente maravilhoso de aniversário da minha amiga Victoria: uma panela/frigideira de ovos. É algo simples, que eu não sabia que precisava, mas depois que descobri me perguntei como tinha vivido 40 anos sem isso!
E foi essa panela que me inspirou a criar esta receita de panquecas (que também serve para pizzas).
Aviso: Vocês sabem que não faço publicidade neste espaço, mas no Instagram tenho uma parceria com a Naturovos para divulgação das misturas proteicas. Já publiquei essa receita lá, mas muitas pessoas dizem que não localizam o post e me pedem para repostá-la. Por isso, decidi abrir uma exceção e trazer o registro pra cá. O mix proteico para pizza é um produto que realmente uso e recomendo tanto pelos ingredientes e valor nutricional, quanto pela praticidade, independentemente da parceria.
Ingredientes
150ml de água
2 medidas do dosador que vem na mistura pra pizza proteica Naturovos
1 medida de farinha de amêndoas
1 medida de leite em pó integral (sem açúcar adicionado)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de xilitol (pode fazer sem, mas ele arredonda o sabor)
Preparo
Bata tudo no liquidificador.
Ligue o fogo baixo. Unte a frigideira, despeje uma camada fina da massa e tampe. Assim que a massa começar a desgrudar, vire-a e aguarde dourar um pouco do outro lado. Cubra a massa com seus ingredientes preferidos, tampe a panela até derreter o queijo).
Dica: a massa fica bem parecida com a de panqueca tradicional, pode fazer em tamanho maior se preferir.
Espero que estas dicas facilitem suas escolhas no café da manhã. De qual você gostou mais? Bom apetite!
Uau, no rol dos seus melhores posts Sari! Obrigada
Amei essa edição!