Descobertas do Mês - Fevereiro 24
Biscoito integral, barra de castanhas, cocada zero, açaí zero, farinha de coco e palitos de mussarela de búfala
Bem-vindos a mais uma edição das Descobertas do Mês! Nesta seleção especial, trazemos avaliações de produtos que merecem um lugar (ou não) em sua lista de compras. Vamos explorar o rótulo de uma barra de castanhas, uma cocada zero que foi reformulada, uma farinha de coco, e também uma inovação: palitos de mussarela de búfala. Começando por um biscoito integral sem adição de açúcares, que promete ser saudável.
Para os recém-chegados, esta edição mensal é uma curadoria de alimentos industrializados elaborada por mim. É uma das seções mais populares desta newsletter, que deu origem às Descobertas em 2022. A cada mês, avalio produtos que são excelentes alternativas ou que geraram dúvidas, mas também trago alertas importantes explicando os que não merecem lugar em nosso carrinho de compras. Muitos desses produtos são sugeridos por vocês, leitores. Descrevo as descobertas do mês como uma seleção de produtos que servem de exemplos práticos e orientam para escolhas mais inteligentes e independentes no mercado.
Nem todo alimento industrializado é ruim, nem tudo que tem ingredientes desconhecidos é nocivo. No entanto, é essencial treinar o olhar para fazer as melhores escolhas. Embora isso possa inicialmente parecer complexo, com o tempo, se torna um hábito natural. E facilitar esse processo é o objetivo das Descobertas.
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
Nota: uma marca que aparece na lista vermelha não é necessariamente ruim, e poderá ter ter outros de seus produtos nas listas verde ou amarela em algum momento. Sempre verifique o rótulo antes de comprar, pois os produtos podem ser reformulados. As avaliações são independentes, sem nenhum conteúdo patrocinado. Os exemplos apresentados são apenas para fins didáticos.
❌ BISCOITO INTEGRAL ZERO AÇÚCAR (JASMINE)
INGREDIENTES: Farinha de trigo integral, farinha integral reconstituída de trigo, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, óleos vegetais (milho e/ou girassol e/ou algodão e/ou palma), fibra solúvel, aveia integral, gotas sabor chocolate, farinha de arroz integral, cacau em pó, milho integral em pó, amido, sal, edulcorantes naturais maltitol e glicosídeo de esteviol, emulsificante natural lecitina de soja, aromas, fermentos bicarbonato de sódio, bicarbonato de amônio e fosfato monocálcico e antioxidante natural tocoferol.
Por que deixo na prateleira?
Esse biscoito é feito com uma mistura de diversos tipos de farinhas ricas em amido (três farinhas de trigo, aveia, farinha de arroz, milho) , misturadas com óleos e amido diretamente adicionados. A diferença entre esse produto e um biscoito integral convencional é apenas a substituição do açúcar por maltitol e estévia, o que, na prática, não muda praticamente nada no resultado, já que a composição nutricional é semelhante a de outros biscoitos convencionais.
Cada porção de 25g contém 11g de carboidrato.
Parece, mas não é
A embalagem anuncia: 40,5g de ingredientes integrais, vegano, zero lactose, com estévia natural (spoiler: toda estévia é natural! Alerta de falácia naturalista). Além disso, é ilustrada por uma imagem de morango, amoras e framboesas, frutas de baixo carboidrato que estão mentalmente associadas à saúde e emagrecimento. Essas frutas, no entanto, passaram longe dos ingredientes do biscoito que, em vez delas, contém apenas aroma de frutas vermelhas.
Embora o fabricante não anuncie o biscoito como low carb (ainda bem!), muita gente confunde os conceitos. Não confunda sem açúcar com low carb - na maioria das vezes é uma cilada.
A pessoa vê isso no mercado, acha que vai fazer uma boa troca em prol da sua saúde, paga caro e leva pra casa um monte de amido.
Não, obrigada.
Dica de podcast: Sem açúcar, puro amido
A seguir, vamos descobrir o que tem numa barra de castanhas famosinha e avaliar uma cocada zero que foi reformulada com novos ingredientes. Tem também açaí zero açúcares, farinha de coco branca e palitos de mussarela de búfala.