Os mistérios da mostarda
Entenda quais ingredientes são aceitáveis ou não no seu molho amarelo e por que ele pode estar sabotando seus objetivos
Com seu sabor picante e ligeiramente ácido, a mostarda complementa uma variedade de pratos, desde sanduíches e cachorros-quentes até molhos para saladas e acompanhamentos de carnes. No entanto, embora a mostarda seja tradicionalmente consumida em combinação com ingredientes simples e saudáveis, muitos molhos comerciais que a contêm adicionam ingredientes questionáveis, como açúcar e amido modificado entre diversos aditivos. Essa discrepância entre a mostarda original e alguns de seus derivados industrializados levanta preocupações sobre a qualidade desses produtos que podem estar sabotando seus objetivos.
Dijon, amarela, escura, com mel… Você sabe escolher? Qual a sua preferida?
Hoje vamos comparar os rótulos de dois molhos de mostarda que em comum têm apenas o fabricante.
Ao pesquisar molhos de mostarda para esta edição, descobrimos que o fabricante Heinz produz mais de uma variedade desse molho. Um deles com bons ingredientes, outro nem tanto. A seguinte comparação ressalta o fato de que não existe uma marca “boa” ou “ruim”, mesmo porque esses conceitos são relativos a depender de quem os julga. Além disso, o fabricante pode reformular seus produtos a qualquer momento, como veremos a seguir. Para fazermos as melhores escolhas devemos sempre avaliar criteriosamente as informações das embalagens.
Comparando os rótulos
INGREDIENTES MOSTARDA QUERO
Água, vinagre, açúcar, mostarda, amido modificado, sal, creme de milho, condimento preparado sabor mostarda (sal, cúrcuma em pó, açúcar, ácido acético em pó, mostarda, realçador de sabor glutamato monossódico e antiumectante sílica), corante cúrcuma, espessante goma xantana, conservadores sorbato de potássio e benzoato de sódio. ALÉRGICOS: Pode conter soja - derivados e ovo. Não contém glúten e aromatizante artificial.
Quero x Heinz
Enquanto a mostarda amarela yellow mustard contém apenas água, vinagre, mostarda e temperos, o molho Quero é uma mistura de diversos aditivos desnecessários e ingredientes incluindo açúcar, creme de milho (?), amido modificado (falamos dele e suas funções nos molhos nesta edição), além de um realçador de sabor.
Glutamato monossódico e aromas: embora não haja evidências de que sejam prejudiciais à saúde, o primeiro intensifica o sabor do molho, aumentando o desejo por consumí-lo em quantidades maiores. Já os aromas são usados para aprimorar, corrigir ou aumentar o sabor e o aroma, o que não é necessário em produtos de alta qualidade.
Por último, mas não menos importante, a informação de que “não contém aromatizante artificial” é inadequada, visto que não existe motivo para alegar que algo inerte esteja ausente do alimento.
Troca inteligente
🟡ATENÇÃO: você não vai escapar de ler o rótulo
Fique atento, pois não basta ver a embalagem amarela para colocar esse produto no carrinho. Aparentemente, existe mais de uma versão da mostarda Heinz no mercado brasileiro com ingredientes um pouco diferentes.
Você sabia que podem existir no mercado produtos com embalagens iguais, mas rótulos diferentes?
Observe que o rótulo da esquerda inclui as informações nutricionais para 100g do alimento e também para a porção de 12g. A principal diferença entre os dois molhos é que o da esquerda declara farinha de mostarda e mostarda moída, enquanto o da direita declara apenas mostarda. Nenhum deles menciona açúcar nem amido.
Não sabemos o motivo que faz com que ambos estejam sendo comercializados simultaneamente, mas é possível que o produto tenha sido reformulado e o fabricante esteja esgotando o estoque de um à medida que o substitui pelo novo.
Embora nesse caso o resultado seja muito parecido, existem situações em que os produtos são bastante diferentes. Fique atento.
Vem aí o desafio Uma Salada Por Dia
Um bônus para os assinantes dos planos pagos das Descobertas. Se você já assina, não precisa fazer nada, já está dentro!
Por cinco dias, de segunda a sexta-feira, vou compartilhar uma salada diferente a cada dia. As receitas e dicas serão enviadas por e-mail e os participantes poderão compartilhar as fotos das suas saladas no chat dos assinantes premium. Será uma oportunidade de diversificar seu portfólio de opções, experimentar novas combinações, trocar experiências com os demais participantes e descobrir que salada não precisa ser chata. Nada de receitas complicadas! Elas seguirão o estilo simples que funciona. Nele também teremos um molho com mostarda para temperar nossas saladas. Quem topa o desafio?
Dica de presente
Natal chegando, sempre tem alguém pra presentear de última hora e aquela dúvida do que escolher. Se eu fosse você, faria um estoque deste livro pra distribuir. Melhor que ficar explicando pra família por que você não vai comer o arroz com uvas passas na ceia é incentivar essa leitura que pode transformar e salvar vidas. O livro não é necessariamente uma indireta pra quem precisa emagrecer, tratar ou evitar doenças metabólicas (mas também pode ser!). É um livro para todos que se preocupam com saúde e querem melhorar sua qualidade de vida. Se você ainda não leu, recomendo fortemente a leitura. Comprando online chega em tempo para o Natal ;)
Eu sou consumidor da mostarda Dijon e dessa Heins com poucos ingredientes... Se não as vejo nas pratileiras, passo reto sem comprar nada.