Descobertas do Mês - Novembro 23
Chocolate dark milk versus um 70%, iogurte sem açúcar e lactose, molho pra salada, ketchup e mais um chocolatinho
Bem-vindos a mais uma edição das Descobertas do Mês! Nesta seleção especial, trazemos avaliações de produtos sugeridos pelos assinantes premium que merecem um lugar (ou não) em sua lista de compras. Vamos explorar não apenas três chocolates, mas também a categoria Dark Milk - você conhece? Além disso, veremos um iogurte de morango sem lactose e sem açúcar e dois molhos prontos que são um tanto controversos.
Nem todo alimento industrializado é ruim, nem tudo que tem ingredientes desconhecidos é nocivo. No entanto, é essencial treinar o olhar para fazer as melhores escolhas. Embora isso possa inicialmente parecer complexo, com o tempo, se torna um hábito natural. E facilitar esse processo é o objetivo das Descobertas.
🟡ATENÇÃO
⚠️MOLHO ROSÉ LIZA (CARGILL)
Por que merece atenção?
Esse é mais um exemplo de molho popular que, apesar de não conter muito carboidrato, não é exatamente a opção mais saudável para sua salada. Pela lista de ingredientes, vemos que ele é uma emulsão de óleo de soja em água, que lembra uma maionese (só que sem ovo). Como a água é o primeiro e o principal ingrediente do molho, ela dilui todos os demais, justificando a quantidade relativamente baixa de calorias por porção.
Quando olhamos os ingredientes, vemos que a receita leva açúcar e amido modificado que são fontes de carboidrato. Contudo, a tabela nutricional indica que a porção de 13mL contém apenas 0,9g de carboidratos, informando que as quantidades desses ingredientes são pequenas. Uma colher de molho é suficiente para temperar sua salada?
O objetivo desta postagem não é alegar que esses molhos são “venenos”, mas alertar para o fato de que a quantidade de carboidratos em um produto não deve ser o único critério de julgamento na hora de ir às compras. Nem tudo que é low carb é saudável.
No desafio UMA SALADA POR DIA vamos aprender a fazer molhos low carb fáceis, deliciosos e saudáveis.
Amido modificado
O amido é um tipo de polissacarídeo (moléculas compostas de muitos açúcares simples interligados). Ele é um ingrediente extremamente versátil que pode ser modificado para obtenção de características físico-químicas diversas, úteis para inúmeras aplicações industriais. Por meio destas transformações, o amido alimentar modificado pode ser usado para mais do que em apenas molhos: como substituto da gordura em alimentos com baixo teor de gordura para manter a consistência mais firme, para impedir que os alimentos congelados liberem água no descongelamento, entre outros.
O amido modificado é usado em molhos para melhorar a textura, espessar e estabilizar a mistura. Embora não seja um ingrediente nocivo para pessoas saudáveis, do ponto de vista nutricional é apenas fonte de carboidratos. Frequentemente, é usado para substituir ingredientes mais nobres e reduzir o custo dos produtos.
Você gosta desse molho? Compraria?
Vem aí o desafio Uma Salada Por Dia
Um bônus para os assinantes dos planos pagos das Descobertas. Se você já assina, não precisa fazer nada, já está dentro!
Por cinco dias, de segunda a sexta-feira, vou compartilhar uma salada diferente a cada dia. As receitas e dicas serão enviadas por e-mail e os participantes poderão compartilhar as fotos das suas saladas no chat dos assinantes premium. Será uma oportunidade de diversificar seu portfólio de opções, experimentar novas combinações, trocar experiências com os demais participantes e descobrir que salada não precisa ser chata. Nada de receitas complicadas! Elas seguirão o estilo simples que funciona. Quem topa o desafio?