Descobertas x Guia do Supermercado
Você não precisa pagar pelas duas. Entenda as diferenças entre elas e fique por dentro das novidades
Eu comecei a escrever newsletters em fevereiro de 2022, despretensiosamente. Não planejava fazer disso um trabalho. Porém, sabia que tinha algo valioso a comunicar, que não cabia no formato do Instagram.
Criei as Descobertas do Mês sem referências nem manual de instruções. Foi experimentando que conquistei os leitores, do meu jeito: sem fórmulas de marketing, sem pressa, sem anúncios pagos e sem patrocinadores. Ao longo de mais de 130 publicações.
A qualidade da audiência sempre me interessou mais que a quantidade.
Eu não quero apenas seguidores, quero interlocutores qualificados com quem possa ter diálogos inspiradores. São vocês que me motivam a continuar aprendendo, muito obrigada!
O número de assinantes das Descobertas foi crescendo aos poucos, e hoje somos uma comunidade de quase 11000 pessoas! Essa visibilidade me levou a receber um convite para assinar uma nova newsletter no UOL, um dos maiores portais de comunicação do Brasil. Assim nasceu o Guia do Supermercado.
A pergunta da Viviane me lembrou que estava mesmo devendo um esclarecimento a vocês. Na verdade, este foi meu primeiro questionamento quando aceitei o desafio do UOL: como diferenciar o Guia do Supermercado das Descobertas?
A resposta só não veio antes porque não existia. Quando iniciamos um novo projeto, temos intenções e planejamento, mas é na prática que ele toma forma. Após 16 edições publicadas na nova newsletter, enquanto mantive a frequência da antiga, hoje posso descrevê-las com clareza.
O objetivo de ambos, Descobertas e Guia do Supermercado, é desvendar os rótulos dos alimentos, guiando as pessoas para um estilo de vida mais saudável. No entanto, o perfil dos leitores é diferente, algo que influencia na escolha dos temas e na forma do conteúdo.
Aqui no Substack a maioria dos leitores já me conhece. Muitos vieram das redes sociais, já fizeram os meus cursos, acompanham nosso podcast semanal e têm conhecimento prévio sobre o tema. Por isso, posso aprofundar as explicações e avaliar produtos sugeridos pelos assinantes. Esta é a minha newsletter, mas também uma comunidade em que mantenho uma relação mais próxima com os leitores. Além dos rótulos, trago dicas, inspirações e reflexões — e ainda eventuais bônus, como os desafios, e-books e receitas como minha barra de proteína (exclusiva para superapoiadores).
No UOL, o público é mais amplo e diverso.
O Guia do Supermercado é uma newsletter e coluna do VivaBem, disponível para todos os assinantes do portal. Nela eu decifro rótulos de alimentos populares, ou que possam interessar aos que passeiam por uma página de notícias e variedades. Tenho consciência de que o assunto será novo para quem não tem o hábito de avaliar os industrializados. Mas também procuro estimular o pensamento crítico e ampliar a perspectiva dos que já estão familiarizados com o assunto.
As Descobertas alimentam o Guia que melhora as Descobertas. É um círculo virtuoso.
Publicar em um portal de grande audiência intensifica o meu senso de responsabilidade. Nos últimos meses eu dupliquei o volume de conteúdo produzido, assim como as horas de pesquisa que embasam a escolha de cada palavra. Escrever mais resulta em escrever melhor. Também tive aulas de redação, passei a ler sobre escrita e a ouvir podcasts com relatos dos escritores que me inspiram. Não para virar uma “escritora de verdade”, pois me considero uma cientista de alimentos que escreve — são coisas diferentes. Mas sempre temos algo a aprender.
Eu tenho a sorte de trabalhar com um excelente editor no UOL (acho muito chique ter um editor). Cesar é um jornalista experiente em publicações na área da saúde, que tem me ajudado a construir a identidade da coluna. Com ele aprendi que um bom editor vai além do texto, é uma peça fundamental para o sucesso do resultado.
Ele faz as perguntas certas, conhece o perfil da audiência e lapida as informações para uma comunicação mais assertiva. Identifica as fragilidades do texto e ressalta o que há de melhor. Além disso, domina a arte de elaborar bons títulos.
Se assim como eu você percebeu que as Descobertas deram um salto em qualidade nos últimos meses, agora já sabe porquê.
Ajuste de rota
Produzir essas duas newsletters semanais tornou-se minha principal frente de trabalho — e trabalhos precisam ser pagos. Como eu detesto propagandas interrompendo o que me interessa, escolhi ser apoiada pela minha audiência, ao invés de reproduzir o modelo canal Polishop. Aqui não tem anúncios.
O esforço que faço para entregar no seu e-mail informações de qualidade só é possível porque sou remunerada pelos assinantes dos planos pagos das Descobertas, aos quais sou muito grata. Se você tem interesse nas duas, não precisa pagar para receber por e-mail o Guia do Supermercado (ao final desta edição explico como fazer isso).
Para retribuir a confiança desses leitores e continuar entregando um conteúdo de valor, passarei a publicar a maior parte das Descobertas como conteúdo pago. Custa menos de um cafezinho por semana pra quem paga, mas faz muita diferença pra mim.
Vivemos a era das assinaturas e sou muito grata por ter sido uma das primeiras no Brasil a adotar esse modelo com o Substack. Eu entendo que nem todos podem pagar por conteúdo exclusivo, portanto, pretendo continuar publicando algumas edições grátis, ainda que com menor frequência. Em outubro teremos uma live para todos.
Para gerenciar sua assinatura de forma autônoma, mudar de plano, por exemplo, do mensal para o anual ou do anual para superapoiador, pausar o cancelar, acesse as configurações da sua conta do Substack pelo navegador (pelo app nem sempre funciona) clicando aqui.
Precisa de ajuda para atualizar suas informações de pagamento ou trocar os dados do cartão? Clique aqui. (Caso a página apareça em inglês e queira traduzir, basta clicar com o botão direito e selecionar traduzir. Funciona pelo navegador.)
Respondendo diretamente à pergunta da Viviane
Neste momento, se você se interessa pelos dois tipos de conteúdo, sugiro assinar as duas, mas você não precisa pagar pelo Guia do Supermercado. A Descobertas, como falei, custa menos do que um cafezinho. A versão em newsletter (por e-mail) do Guia do Supermercado por enquanto está 100% gratuita e não há prazo para ser fechada para assinantes, como ocorre na versão que fica disponível em coluna no portal UOL. Para receber o Guia do Supermercado gratuitamente por e-mail, clique aqui e cadastre seu e-mail.
As mais lidas
Você também pode consultar o índice com os links para todas as publicações.
Eu adoro as descobertas do mês e já me sinto parte desse projeto incrível (que ousadia rsrs). Sempre que posso, recomendo para amigos, familiares e colegas de trabalho. Inclusive faço propaganda até na fila do mercado! 😊 Explico como funciona e como é valioso aprender a fazer escolhas mais conscientes. Muito obrigada por nos fornecer tanto conteúdo de qualidade.
Sari, eu leio as descobertas desde a primeira edição gratuita, desde o início. Aprendi e aprendo muito contigo 💗