Diário da vida real
Uma semana com todas as minhas refeições, muitas dicas e algumas receitas fáceis
Na época em que comecei a mudar minha alimentação, eu adorava compartilhar minhas refeições low carb no Instagram. Eu queria registrar o que estava acontecendo, e quem sabe inspirar algum desconhecido que se deparasse com aquelas fotos ao acaso. Com o passar do tempo e o aumento do público naquela rede, isso foi ficando mais complicado. Como se não bastasse o trabalho que dá fotografar e postar, o processo foi ficando cansativo diante dos julgamentos, comparações, críticas e pitacos.
Hoje em dia eu reservo esse tipo de informação para quem participa dos desafios e cursos que eventualmente promovo, mas o pedido para que eu mostre meu diário alimentar é algo que sempre recebo. Pensando nisso, resolvi voltar aos velhos tempos e anotar meu diário alimentar durante uma semana. Foi assim: abri o bloco de notas do celular e comecei a lista naquele momento, com o compromisso de registrar tudo em tempo real pra não esquecer de nada. A cada refeição, um novo tópico. Algumas delas também fotografei para ilustrar esta edição especial.
Esta é minha alimentação intuitiva, sem seguir um cardápio rígido nem pesar as porções, pois hoje em dia eu como conforme a minha fome e saciedade. Não estou tentando emagrecer, mas melhorar a composição corporal enquanto mantenho o peso perdido na última década - já se foram quase 20 quilos, como mostrei aqui. Espero que este diário sirva pra matar a curiosidade de alguns, mas também pra trazer algumas ideias de refeições simples que fazem parte da minha rotina.
Lembre-se de que as necessidades e objetivos são individuais, então para algumas pessoas isso pode parecer pouca comida, pra outras, muita, mas no meu contexto atual funciona.
Diário alimentar
Segunda-feira
2 fatias de queijo com geleia de mirtilo zero e café preto.
Bifes acebolados e arroz de konjac até a saciedade.
2 pães de queijo pequenos (este que apareceu nas Descobertas Kids) - como aqui trazemos a realidade, essa foi uma exceção. Você vai ver nas refeições da semana que evito comer essas fontes de amido. Mas eu costumo dizer que pra haver exceção é preciso haver regras, que quando cumpridas na maior parte do tempo, permitem que as exceções não impactem o todo.