Antes de falarmos do produto da semana, relembro o pedido de ajuda ao RS que fiz nesta e nesta edição. Ainda estamos no meio da tragédia e sua contribuição tem sido muito importante ajudando da forma que preferir. Aos que optaram por transferir suas doações para o meu PIX pessoal, acompanhem a prestação de contas das nossas ações locais neste link. Obrigada!
Você entra no supermercado em busca de um iogurte natural. Em uma triagem rápida, seleciona um potinho que parece promissor, baseando-se na imagem e no nome "tradicional". Mas basta olhar os detalhes para constatar que as aparências enganam.
Atualmente, no Brasil, encontrar um iogurte de qualidade não deveria ser uma tarefa difícil, visto que as principais marcas oferecem produtos com apenas leite e fermento lácteo, que são os ingredientes essenciais para sua fabricação. No entanto, devido à preferência de muitos consumidores por alimentos mais doces, os fabricantes tendem a adicionar açúcar a produtos que não precisam dele, nem sempre deixando isso claro no rótulo.
Dentre as alternativas disponíveis nessa categoria, encontra-se o iogurte grego. Tradicionalmente preparado como um iogurte natural, torna-se mais firme pela remoção do soro do leite. O soro é o líquido remanescente após o leite coagular durante o processo de fermentação, também conhecido como whey protein (explicamos melhor esse processo nesta edição). A remoção do soro resulta em um iogurte mais sólido e espesso em comparação com o iogurte comum.
Sendo assim, esse seria o iogurte grego tradicional, certo?
Para a Batavo, a tradição é outra.
Poucas coisas me incomodam mais que um produto com cara de bom moço, que na prática se equivale aos convencionais. Sabe quando um rótulo vem cheio de palavras bonitas, desprovidas de significado? É o que acontece com esse iogurte grego denominado “tradicional”. Quando o encontrei no supermercado, à primeira vista pensei que seria um bom alimento, mas ao ler os ingredientes veio a desagradável surpresa.
Nota: uma marca que aparece na lista vermelha não é necessariamente ruim, e poderá ter outros de seus produtos nas listas verde ou amarela em algum momento. Sempre verifique o rótulo antes de comprar, pois os produtos podem ser reformulados. As avaliações são imparciais, sem nenhum conteúdo patrocinado. Os exemplos aqui apresentados são apenas para fins didáticos.
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
❌ IOGURTE GREGO TRADICIONAL (BATAVO)
INGREDIENTES: Leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, preparado de mel (xarope de açúcar, água, amido modificado, mel e conservante sorbato de potássio), creme de leite, leite em pó desnatado, amido modificado e fermentos lácteos.
ALÉRGICOS: CONTÉM: LEITE E DERIVADOS. CONTÉM LACTOSE. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Por que eu deixo na prateleira?
Esse iogurte da Batavo é adoçado com um "preparado de mel" que consiste em uma calda feita de xarope de açúcar com água e amido modificado, complementada com uma pequena quantidade de mel e conservante. Além do amido presente nesse preparado, o produto ainda contém uma adição extra de amido modificado em sua receita. O resultado é um total de 14% de carboidratos, dos quais 9% são provenientes do açúcar adicionado.
Açúcar e amido modificado não fazem parte da tradição do iogurte grego, esse nome mais parece enganação.
Nota: Explicamos o que é amido modificado nesta edição.
Dica: se estiver buscando um iogurte mais firme, sem açúcar nem amido, comece lendo a lista de ingredientes que costuma ficar na parte de trás dos rótulos. Essa lista faz parte dos dizeres obrigatórios de rotulagem e nela os ingredientes são listados em ordem decrescente de quantidade, do maior para o menor. As palavras escritas no painel frontal nem sempre traduzem o conteúdo com clareza, e, na maioria das vezes, servem apenas para confundir o consumidor.
Você também poderá gostar
Consulte o índice para navegar pelo arquivo de conteúdo das Descobertas.
Que carinha de “bom moço”! Pega fácil um desatento. Não dá pra dar mole nunca. Que cansaço. 😓
Outro dia vi por curiosidade os ingredientes desse iogurte grego e me assustei de ver tantas coisas que eu me imaginava. Eu costumo comprar o iogurte da batava integral de 2 ingredientes.