Descobertas do Mês - Abril 2024 | Sorvetes
Uma edição especial comparando os produtos convencionais aos que alegam ter menos açúcar e zero açúcares
A batalha dos sorvetes
Entre as inúmeras opções de sorvetes disponíveis no mercado, escolher um de qualidade superior pode ser bastante complicado. Os consumidores enfrentam dificuldades ao tentar decidir entre as alegações light, zero, com menos açúcar e as versões convencionais feitas com ingredientes de boa qualidade. Além disso, os rótulos dos produtos costumam ser confusos, o que torna a tarefa de escolher sorvetes saudáveis ainda mais complexa.
Mesmo as marcas mais conhecidas ainda resistem a questionamentos sobre os ingredientes de seus produtos.
Hoje, vamos analisar alguns rótulos de sorvetes e compará-los para conhecer os diferentes tipos disponíveis e aprender a selecionar as melhores opções. Ao final, teremos um bônus com duas receitas deliciosas e saudáveis para preparar em casa.
Um sorvete misterioso: Bacio Di Latte
O fabricante se nega a divulgar os ingredientes do seu sorvete diet
No último semestre, tentamos diversos contatos com o fabricante Bacio Di Latte solicitando informações sobre seu sorvete de chocolate diet. Infelizmente, eles se recusaram a informar a lista de ingredientes, alegando que não poderiam fornecer a informação, pois o produto não é vendido embalado, ele é servido em frente ao consumidor. A resposta foi mais ou menos assim:
Gostaríamos de informar que, de acordo com a legislação vigente, não estamos autorizados a divulgar a lista completa de ingredientes dos itens de nossa loja.
Nossas lojas se enquadram na categoria de "alimento embalado na presença do cliente", semelhante a um "restaurante", o que nos exime da obrigação de fornecer essa Informação de acordo com as regulamentações em vigor.
Entendemos a importância da transparência em relação aos ingredientes dos alimentos, e queremos assegurar-lhe que cumprimos rigorosamente todas as normas de segurança alimentar para garantir a qualidade e a integridade de nossos produtos.
Essa negativa soa, no mínimo, estranha, pois não ser obrigado a declarar os ingredientes de um produto é diferente de ser proibido de informar o consumidor, quando questionado. Após alguma insistência, eles enviaram apenas a tabela nutricional do produto.
No entanto, uma seguidora no Instagram compartilhou conosco as informações que recebeu do SAC do fabricante em 2020, como veremos nas imagens a seguir.
O que tem no seu sorvete?
INGREDIENTES ATUAIS: desconhecidos, pois o fabricante se recusa a informar.
Observe que a primeira tabela fornece informações para a porção de 60g, enquanto a segunda está para 120g. Fazendo a conversão para compará-las, vemos que os valores dos macronutrientes são parecidos.
O que o fabricante está tentando esconder?
A seguir, veja os ingredientes declarados pelo fabricante em 2020 para a nossa informante: INGREDIENTES: leite, edulcorantes: maltitol, eritritol e sorbitol, maltodextrina, leite em pó desnatado, fibra vegetal (inulina), espessante goma tara INS417, emulsificantes INS472b e INS477, farinha de soja e edulcorante glicosídeos de esteviol da stévia (0,1%), cacau em pó e creme de leite.
Essa lista de ingredientes divulgada em 2020 parece estar na ordem incorreta, já que não faz sentido que esse produto tenha mais estévia que cacau em pó e creme de leite na receita.
Será que o sorvete atual ainda contém ingredientes com alto impacto glicêmico, como maltitol e maltodextrina? Como não recebemos a informação atualizada, não conseguimos concluir se é um bom produto para quem precisa ou deseja reduzir os carboidratos na dieta.
Você consome esse sorvete? Por acaso, alguém tem contato com o fabricante que se recusa a revelar seus ingredientes? Se você por acaso já provou e mediu o impacto glicêmico, fique à vontade para compartilhar o resultado nos comentários.
A seguir, vamos avaliar outros sorvetes comparando os rótulos. Magnum colássico x Magnum menos açúcar. La Creme zero x Chicabon zero - ou seria menos açúcares? E o Häagen Dazs, é melhor que o sorvete de creme da Nestlé?