Com a chegada do outono no Brasil e suas temperaturas mais amenas, aumenta a procura por bebidas quentes como o cappuccino, que aparece entre as preferidas dos consumidores. No entanto, muitos intolerantes à lactose ou vegetarianos estão em busca de alternativas à bebida tradicional. Nesse contexto, surgem os cappuccinos em pó de origem vegetal como opção prática para quem não pode ou não quer consumir leite de vaca.
No entanto, ao analisarmos os ingredientes de um desses pós, percebemos que alguns deles não são esperados em um café, como veremos a seguir no produto da semana.
Lembre-se sempre de consultar a lista de ingredientes para descobrir de quê o alimento é feito.
Lembrete! Dia 30/04 às 19h teremos um happy hour com os assinantes premium das Descobertas, um bônus em comemoração ao primeiro ano de Substack. Será uma conversa entre amigos com o tema "Meus erros e acertos na tentativa de ser saudável" - e outros assuntos relacionados que vocês já podem sugerir no nosso chat. Vai ser em vídeo pelo Zoom, e quem quiser poderá ligar a câmera - vou adorar ver os rostos de tanta gente querida com quem sempre falo. O convite será enviado no dia anterior para os assinantes dos planos pagos. Até lá!
Nota: Sempre verifique o rótulo antes de comprar, pois os produtos podem ser reformulados. As avaliações são imparciais, sem nenhum conteúdo patrocinado. Os exemplos apresentados são apenas para fins didáticos.
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
❌ CAPPUCCINO COM LEITE VEGETAL 3 CORAÇÕES
INGREDIENTES: Castanha-de-caju em pasta, açúcar, inulina, óleo de coco, maltodextrina, café solúvel, cacau em pó, proteína de ervilha, óleo de girassol, sal, canela em pó, antiumectante dióxido de silício, aromatizantes, espessante goma acácia e reguladores de acidez: bicarbonato de sódio e citrato de potássio.
ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE CASTANHA-DE-CAJU. PODE CONTER LEITE. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Por que deixo na prateleira?
Avaliando a lista de ingredientes, vemos que logo após a castanha-de-caju em pasta está declarado o açúcar. Ou seja, ele é o segundo ingrediente em maior quantidade dentro do potinho. Mas, além do próprio açúcar, existem outras fontes de carboidratos nesse cappuccino, como a maltodextrina, que é um amido de alto impacto glicêmico. Além deles, a própria castanha-de-caju, o cacau em pó contribuem com uma pequena parte dos carboidratos, que constituem 9,2% do produto.
Açúcar, maltodextrina e óleo de girassol fazem parte desse cappuccino em pó.
Mas qual seria a função do óleo de girassol nesse produto que já contém outras fontes de gordura, como a castanha-de-caju e o óleo de coco? É um ingrediente que não esperamos encontrar nesse tipo de bebida, por isso, questionamos o fabricante.
O que o óleo de girassol está fazendo dentro do seu café?
Caso tenhamos resposta, compartilharemos nas próximas edições.
O que é inulina?
Como esse é o terceiro ingrediente declarado nesse produto, e pouca gente o conhece, vamos esclarecer.
A inulina (que não deve ser confundida com insulina - com s!) é um carboidrato levemente adocicado que possui certas propriedades benéficas. É classificada como uma fibra porque passa pelo trato digestivo sem ser metabolizada até atingir o cólon. Ao contrário da fibra de celulose (farelo, etc), é uma fibra solúvel. Pode ser encontrada em muitos vegetais de raiz, particularmente chicória, e não tem impacto glicêmico. Descubra mais sobre ela e dezenas de outros adoçantes no Guia de Adoçantes.
Quanto aos demais aditivos, são aprovados para uso em alimentos por várias agências reguladoras ao redor do mundo, e não levantam preocupações, desde que usados dentro dos limites estabelecidos.
Nesta edição, vimos um cappuccino de coco diferente
Nesta, um cappuccino em pó diet pra botar no carrinho
Você também poderá gostar
Para quem está em busca da próxima leitura, confira nosso índice e aproveite!
Alguém por acaso já experimentou? Será que ao menos o gosto é bom?