Tem café no seu açúcar
Já parou para pensar no que mais tem dentro das cápsulas, além de café? Entenda como funcionam as tabelas nutricionais de alimentos em pó que são diluídos em casa.
Recentemente, um seguidor me questionou sobre a segurança dos aditivos, mencionando ter encontrado nomes desconhecidos na lista de ingredientes de seu café em cápsula. Isso me surpreendeu, já que o café puro não costuma conter aditivos.
Logo percebi que a pessoa estava falando de alguma bebida que continha café. Foi assim que resolvi investigar os ingredientes de algumas marcas famosas e fiquei surpresa! Como não costumo tomar esses cafés prontos contendo leite e variações de sabores, não estava atenta às armadilhas das formulações dessa categoria de bebidas.
Hoje vamos avaliar um rótulo de cappuccino em cápsula que pode estar sabotando seus objetivos.
Nota: uma marca que aparece na lista vermelha não é necessariamente ruim, e poderá ter ter outros de seus produtos nas listas verde ou amarela em algum momento. Sempre verifique o rótulo antes de comprar, pois os produtos podem ser reformulados. As avaliações são imparciais, sem nenhum conteúdo patrocinado. Os exemplos aqui apresentados são apenas para fins didáticos.
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
❌ CAPPUCCINO EM CÁPSULA (3 CORAÇÕES)
INGREDIENTES: Açúcar, leite em pó integral, leite em pó desnatado, café solúvel, cacau em pó, xarope de glicose, gordura de coco totalmente hidrogenada, sal, concentrado proteico do soro de leite, canela em pó, regulador de acidez fosfato dipotássico, espessante goma xantana, antiumectante dióxido de silício e edulcorante sucralose.
Por que eu deixo na prateleira?
O primeiro ingrediente declarado é açúcar, o que já seria suficiente para deixar o produto na prateleira. Lembrando que os ingredientes nos rótulos são declarados em ordem decrescente do maior para o menor, ou seja, o ingrediente que está em maior quantidade nesse produto é o açúcar. Assim, não surpreende que dos 11g contidos na cápsula 7,2g sejam carboidratos. Parte deles vem do leite em pó desnatado e do cacau em pó, mas observe que além de açúcar esse cappuccino também contém xarope de glicose (outro tipo de açúcar).
Tem açúcar no seu café ou tem café no seu açúcar?
O último ingrediente é o adoçante sucralose, que parece estar presente para intensificar o adoçamento da bebida. Isso indica que esse café deve ser bem doce para atender as preferências da maioria dos brasileiros que estão acostumados a tomar cappuccino adoçado.
Os aditivos são preocupantes?
Os ingredientes que aparecem na lista após a canela em pó são considerados aditivos. Embora você provavelmente já conheça o adoçante sucralose, talvez não saiba o que são os demais:
Regulador de acidez fosfato dipotássico: Este aditivo é usado para controlar e manter o nível de acidez (pH) dos alimentos. No cappuccino em pó, ele ajuda a garantir que o sabor e a textura do produto permaneçam consistentes.
Espessante goma xantana: A goma xantana é usada como espessante e estabilizante em muitos alimentos. No cappuccino em pó, ajuda a dar à bebida uma textura mais cremosa e consistente.
Antiumectante dióxido de silício: O dióxido de silício previne a aglomeração de partículas e absorve o excesso de umidade. Isso evita que o pó se aglomere e permite que mantenha uma textura fina e uniforme ao longo do tempo.
Esses aditivos são aprovados para uso em alimentos por várias agências reguladoras ao redor do mundo, e não levantam preocupações, desde que usados dentro dos limites estabelecidos.
Entre todos os ingredientes desse produto, os que mais me chamam atenção e parecem desnecessários são o açúcar e o xarope de glicose.
Você adoça o seu café?
Você pode estar se perguntando qual o problema de adicionar um pouco de açúcar ao café. Para pessoas saudáveis que não têm doenças metabólicas e nem precisam perder peso, não haverá grande impacto. No entanto, muitas pessoas consomem várias xícaras por dia. Além disso, nem todos prestam atenção à lista de ingredientes e, portanto, não percebem que estão ingerindo essa quantidade de carboidrato extra em sua bebida. Por fim, mas não menos importante, um bom café não precisa de açúcar!
Na próxima vez que for ao supermercado, preste atenção à lista de ingredientes do seu café. Seja ele de cápsula ou não, deve conter apenas café como ingrediente.
Dica: se você ainda não conseguiu retirar o açúcar do café, comece substituindo-o por adoçante. Ao menos você economiza alguns carboidratos e calorias desnecessários. Mas incentivo que você tente provar um bom café especial de torra média sem adoçar. Faça isso por cinco dias consecutivos e depois me conte o resultado - a maioria das pessoas relata adaptar seu paladar.
Nesta edição avaliamos um cappuccino diet da mesma marca:
Por que tem mais carboidrato na coluna de 100mL que na coluna de 11g da tabela?
À primeira vista, a diferença entre as colunas de informação nutricional causam estranhamento, pois na comparação entre as duas na tabela os números aumentam quando se referem à bebida pronta para consumo. Entenda por que isso ocorre, de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante.
De acordo com a legislação de rotulagem nutricional da ANVISA (Resolução RDC 429/2020 e Instrução Normativa 75/2020) todo produto que apresenta o consumo em forma líquida deve informar a tabela nutricional por 100mL e por porção individual (no caso, o conteúdo da cápsula). Os valores de 100mL são diferentes dos valores apresentados na coluna de 11g pois a porção da cápsula que prepara 80mL de bebida pronta para o consumo).
Ou seja:
11g de cappuccino classic prepara 80mL de bebida pronta para o consumo.
13,75g de cappuccino classic preparariam 100mL de bebida pronta para o consumo.
Resultado da pesquisa
Aproveito pra divulgar o resultado da enquete que fizemos semana passada. A maioria de vocês informou que topa um desafio de volta de férias para melhorar a alimentação.
Por isso, estamos preparando o material para colocarmos em prática no início de fevereiro. O desafio vai acontecer aqui nas Descobertas e será um bônus para os assinantes dos planos pagos das Descobertas. Se você já assina, não precisa fazer nada, já está dentro!
Por cinco dias, teremos missões a cumprir que irão ajudar a retomar uma alimentação saudável e baixa em carboidratos. De segunda a sexta-feira, vou compartilhar uma tarefa por dia para que possamos progressivamente melhorar os hábitos alimentares. As tarefas e dicas serão enviadas por e-mail e os participantes poderão compartilhar as fotos das suas refeições e experiências no chat dos assinantes premium. Será uma oportunidade de aprender, trocar experiências com os demais assinantes e descobrir que não é preciso fazer nada complicado para retomar a rotina. Quem topa o desafio?
Antigamente eu odiava café. Depois eu descobri que eu bebia café misturado com alguns resíduos e com torra escura, ou seja, café torrado em demasia. Minha sorte é que eu não usava açúcar e nem adoçante. Um dia testei o café em grãos com torra média, moído na hora. Daí em diante é que eu passei a beber café de verdade e o paladar é completamente diferente.
Obrigada por mais esta, esta eu estou perplexa, nunca prestei atenção!