Chega ao mercado brasileiro uma novidade no segmento de alimentos que dão ênfase às proteínas. O produto é fruto da colaboração entre a Nutrata e a Danone, conhecida pela marca Yopro, já consagrada no setor de iogurtes e bebidas lácteas proteicas. Esta nova barra de proteínas apresenta a mesma identidade visual das bebidas Yopro, sugerindo uma experiência gustativa que remete à popular versão líquida da marca.
Será que vale a pena? Vamos aos fatos.
Um dos meus objetivos deste ano é ampliar o público que lê as Descobertas. Se você puder ajudar com isso encaminhando esta edição gratuita, ficarei muito grata. Você ainda pode ganhar recompensas :)
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
❌BARRA DE PROTEÍNA (YOPRO/NUTRATA)
INGREDIENTES: Blend proteico (caseinato de cálcio, proteína concentrada de leite, proteína de soro do leite concentrada, proteína de soro do leite isolada e colágeno hidrolisado), cobertura de chocolate meio amargo, recheio cremoso sabor chocolate, óleo de palma (Elaeis guineenses), cacau em pó, polidextrose, crispies sabor chocolate, iogurte natural integral em pó, vitaminas (acetato de retinol, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, ácido fólico e cianocobalamina), minerais (sulfato de zinco, selenito de sódio e picolinato de cromo), aromatizantes, cloreto de sódio, edulcorantes sorbitol e sucralose, umectante glicerol, antiumectante fosfato tricálcico, emulsificantes goma acácia e lecitina de girassol, conservantes sorbato de potássio e benzoato de sódio e antioxidante DI-alfa-tocoferol. CONTÉM LACTOSE. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E SOJA. PODE CONTER AMENDOIM E AVELÃ. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Por que deixo na prateleira?
Contém menos proteínas que a soma de carboidratos e gorduras, sendo 15g de carboidratos em uma única porção, dos quais não sabemos quantos são polióis. Embora a declaração dos polióis não seja obrigatória na tabela nutricional, essa quantidade de carboidratos totais em uma barra pode ser bastante para quem quer reduzir a ingestão desse nutriente. Além disso, esse produto contém 11g de gordura por unidade, que contribuem para o aporte energético.
Já comentamos nesta postagem que nem sempre ter muitos ingredientes denuncia a má qualidade de um produto. Por outro lado, um produto com poucos ingredientes não é sinônimo de saudável, pois isso irá depender da qualidade desses ingredientes. Contudo, essa barrinha contém uma extensa quantidade de aditivos e não informa os componentes cobertura e o recheio. Ou seja, não sabemos do que eles são feitos.
Este é um caso em que a lista de ingredientes gera desconfiança, não porque esses aditivos sejam perigosos, mas será que são necessários? Além disso, será que precisamos de um mix de vitaminas e minerais em uma barra de proteína?
A avaliação deste produto foi incluída no dossiê barras de proteína, em que avaliamos diversas marcas populares no mercado e que também inclui um guia com o que é mais importante observar no rótulo de uma barra de proteína.
Falando nisso, temos diversas publicações nas descobertas abordando produtos que alegam alto teor de proteínas. Os dossiês e todo o arquivo de postagens está disponível para os assinantes dos planos pagos - quem assina garante acesso imediato a todo o conteúdo.
A assinatura paga também dá direito a eventuais bônus, como a participação no Desafio Volta de Férias, que ocorrerá no início de fevereiro por aqui.
Vi essa "barrinha" pela primeira vez aqui em São Paulo na Zona Cerealista. Coloco barrinha entre aspas porque quando peguei na mão ela parecia mais mini tijolo de tão robusta. Não costumo consumir esse tipo de alimento mas confesso que ele me chamou a atenção pela apresentação, mas desconfiei e não comprei. Lendo o seu texto vejo que eu estava certo.
Só vou acreditar em uma barrinha de proteínas quando a sua for disponibilizada, Sari!!
Da mesma forma que eu só acredito em sorvete proteico depois que eu produzi o meu próprio...