Pão + proteína
Ou pão enganação? E o que significa 100% nutrição? Um rótulo que pode levar ao engano.
Como venho dizendo com alguma frequência por aqui: proteína está na moda! Mas será que vale a pena consumir qualquer coisa só porque tem alegação de mais proteínas? Eu acho que não. Uma pergunta que sempre faço quando vejo a palavra proteína bem grande no rótulo é a seguinte:
Além de proteínas, o que mais tem nesse produto?
Hoje avaliaremos o rótulo de um pão chamado “100% nutrição”, que contém alegação de mais proteínas. A empresa já foi notificada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
🟡VALEU A INTENÇÃO
⚠️PÃO + PROTEÍNA (WICKBOLD)
INGREDIENTES: Farinha de trigo integral, glúten, proteína concentrada do soro de leite, fibra de trigo, caseinato de cálcio, óleo de soja, açúcar mascavo, farinha de malte de trigo, extrato de malte de cevada, sal e conservadores propionato de cálcio e ácido sórbico.
ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE TRIGO, LEITE, SOJA E CEVADA. PODE CONTER AMÊNDOA, AMENDOIM, AVEIA, AVELÃS, CASTANHA-DE-CAJU, CASTANHA-DO-PARÁ, CENTEIO, MACADÂMIAS, NOZES, OVOS, PECÃS, PISTACHES E TRITICALE. CONTÉM LACTOSE. CONTÉM GLÚTEN: O GLÚTEN É PREJUDICIAL AOS PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA
Por que merece atenção?
Esse produto não é destinado ao público que quer reduzir os carboidratos na dieta, mas àqueles que buscam aumentar o consumo de proteínas. Vemos no rótulo que ele é feito de farinha de trigo integral (37,9%), por isso, contém 14g de carboidratos por porção. Isso é um pouco menos que outros pães integrais da mesma marca, com 20g de carboidratos na porção, mas ainda é uma quantidade considerável para quem quer reduzir a ingestão desse nutriente.
Uma tendência que tenho notado no mercado de panificação é a adição de glúten às receitas. No entanto, se você é celíaco ou possui sensibilidade ao glúten, é importante evitar esse tipo de produto.
O segundo ingrediente desse pão é o glúten, que é a proteína do trigo. Vale lembrar que a ausência de gordura trans e colesterol não o torna necessariamente mais saudável. Quanto a ser "fonte de fibras", veja que o pão fornece apenas 3,2g de fibras por porção.
Já o que significa 100% nutrição (bem grande na frente do rótulo) permanece um mistério, já que essa alegação não está prevista na legislação. Ela pode levar o consumidor ao engano, pois é algo subjetivo.
Em 4 de agosto de 2023, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou uma queixa contra as marcas de pão Nutrella e Wickbold. De acordo com o instituto, as marcas têm afirmações em seus rótulos que enganam os consumidores. O Idec alega que mesmo com a mudança de rótulo, as empresas mantiveram estratégias publicitárias que dificultam a identificação imediata e clara da composição real dos produtos.
De fato, a composição inclui whey protein e caseinato de cálcio, que contribuem com proteínas, porém, eles são declarados após o glúten, que é a principal fonte de proteínas desse produto. Sabemos disso porque, na lista de ingredientes, a ordem é apresentada de forma decrescente, ou seja, do maior para o menor. Duas fatias contêm 12g de proteína, mas é importante destacar que o glúten não é uma fonte de proteína de alta qualidade, como explicamos em nosso podcast.
Ele ainda contém açúcar mascavo, que está presente em pequena quantidade (a tabela nutricional informa 0,8g de açúcares adicionados por porção). Mas é importante lembrar que, apesar de não ser uma quantidade relevante, esse açúcar não é melhor ou mais saudável que um açúcar convencional.
Opinião pessoal
É um pouco melhor que alguns pães integrais, porém ainda contém uma quantidade significativa de carboidratos e glúten, o que é um problema para quem quer reduzir carboidratos ou é intolerante ao glúten. Existem pães low carb com ingredientes melhores - sem açúcar e farinha.
Sari, eu ainda “apanho” com este aplicativo.
Sari tem alguma indicação de geleia com boa lista de ingredientes?