Descobertas do Mês - Junho 24
Avaliando os doces que fazem sucesso nesta época do ano: pé-de-moleque, paçoca, doce de leite, cocada e amendoim doce
Bem-vindos a mais uma edição das Descobertas do Mês! Nesta seleção especial, avaliamos produtos que merecem um lugar (ou não) em sua lista de compras.
Pra quem gosta de colocar a mão na massa, neste mês já tivemos um e-book recheado de receitas juninas low carb. Já se você é do time que gosta de comer, mas não tanto de cozinhar, hoje veremos dicas de doces industrializados sem açúcar pra botar no carrinho - e outros pra deixar na prateleira.
As festas juninas brasileiras têm suas origens em uma combinação de tradições europeias e indígenas. Elas são celebradas principalmente no mês de junho, mas podem ocorrer até de agosto, sendo uma das festividades mais populares e tradicionais do país.
Se, assim como eu, você cresceu no Brasil, é provável que tenha alguma memória afetiva relacionada às suas comidas típicas. Na minha casa tinha pé-de-moleque o ano inteiro, porque é um doce que meu pai gosta bastante (e eu também). Mas como hoje em dia eu presto muita atenção aos rótulos dos alimentos, levei um susto quando descobri que um único pé-de-moleque contém cerca de 8 colheres de chá de açúcar!
Confira as quantidades de açúcar nos doces juninos na minha coluna do VivaBem no UOL.
Nem todo alimento industrializado é ruim, nem tudo que tem ingredientes desconhecidos é nocivo. No entanto, é essencial treinar o olhar para fazer as melhores escolhas. Embora isso possa inicialmente parecer complexo, com o tempo, torna-se um hábito natural. E facilitar esse processo é o objetivo das Descobertas.
PÉ-DE-MOLEQUE
Comparando os rótulos
PÉ DE MOLEQUE CONVENCIONAL (YOKI)
INGREDIENTES: açúcar, amendoim, xarope de glicose, sal e regulador de acidez bicarbonato de sódio. ALÉRGICOS: CONTÉM AMENDOIM. PODE CONTER LEITE. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
PÉ DE MOLEQUE ZERO (AIRON)
INGREDIENTES: Amendoim torrado, isomalte, sorbitol, bicarbonato de sódio, sal e estévia. ALÉRGICOS: CONTÉM AMENDOIM. NÃO CONTÉM GLÚTEN. DIABÉTICOS: CONTÉM GLICOSE E SACAROSE NATURALMENTE PRESENTE NAS MATÉRIAS-PRIMAS.
PÉ DE MOLEQUE SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR (BANANA BRASIL)
INGREDIENTES: Amendoim e edulcorantes naturais isomalte e glicosídeos de esteviol (stevia). ALÉRGICOS: CONTÉM AMENDOIM. PODE CONTER AMÊNDOA, AVELÃS, CASTANHA-DO-BRASIL, CASTANHA-DE-CAJU, MACADÂMIAS, NOZES, PECÃS, PISTACHES E SOJA. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Yoki x Airon x Banana Brasil
Enquanto o pé-de-moleque convencional da Yoki contém 63% de carboidratos, as versões sem açúcar da Airon e Banana Brasil contêm cerca de 42% desse nutriente. Porém, observe que nas versões zero apenas uma pequena fração desse total é açúcar, pois a grande maioria vem do isomalte - que contabiliza como carboidrato, mas não é digerido da mesma forma que o açúcar. Embora a redução de calorias não seja muito grande nesses produtos zero, o impacto glicêmico será menor que o do convencional.
O isomalte contabiliza como carboidrato, mas não é digerido da mesma forma que outros carboidratos, por isso tem baixo impacto glicêmico.
O que é isomalte?
O isomalte é um álcool de açúcar (poliol) com um índice glicêmico muito baixo (apenas 2 - o do açúcar é 65). Tem um sabor agradável e pouco residual. Possui 2,1 calorias por grama, mas apenas 50% do adoçamento do açúcar. Por isso, é frequentemente usado em combinação com um adoçante de alta intensidade, como a estévia. É muito mais resistente à cristalização e mais maleável que o açúcar, o que o torna ideal para a fabricação de doces como o pé-de-moleque. Os profissionais de confeitaria podem criar com ele decorações impressionantes para bolos.
Para aprender mais sobre adoçantes, confira o Guia de Adoçantes.