As armadilhas dos alimentos infantis
Se tiver um personagem sorridente no rótulo, redobre a atenção: ele está pedindo autorização para adentrar a lancheira do seu filho
Escolher industrializados para crianças é como percorrer um campo minado. Entre incontáveis bolinhos, biscoitos e bebidas de caixinha, poucos lembram comida de verdade. Quem já tentou ler os rótulos para montar uma lancheira saudável sabe que a maioria desses produtos é uma mistura de farinhas com açúcar, gorduras e aditivos.
Abordei esse tema na minha coluna no UOL esta semana. Você pode conferir o conteúdo no vídeo a seguir ou clicar aqui para entender como funciona.
As embalagens lúdicas atraem as crianças, mas são os adultos que decidem pela compra. Para convencê-los de que são saudáveis, muitos produtos contemplam alegações nutricionais, como “rico em vitaminas e minerais”, “sem corantes artificiais”, ou destacam palavras que remetem à saúde, como leite e frutas.
A triste realidade é que, embora pareçam inofensivos, a maioria dos alimentos infantis difere dos convencionais apenas pela embalagem.
Se tiver um personagem sorridente no rótulo, redobre a atenção. Ele não está ali por acaso. A imagem simpática está pedindo autorização para adentrar a lancheira do seu filho, desviando o foco do que mais importa.
Como disse na edição das Descobertas Kids de 2023:
“Parece haver uma associação negativa entre o uso de personagens infantis nos rótulos e a qualidade nutricional desses alimentos.”
Para ilustrar essa situação, selecionei alguns produtos infantis que à primeira vista podem parecer saudáveis. Nesta edição vou compará-los com outros de marcas populares e explicar as armadilhas por trás dos seus rótulos.
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
❌ BISCOITO SEM GLÚTEN PANDA KIDS (NATURAL LIFE)
Comparando os rótulos
BISCOITO PANDA KIDS BAUNILHA E CACAU (NATURAL LIFE)
INGREDIENTES: Amido de milho, açúcar, farinha de arroz, gordura vegetal, leite de coco, edulcorante maltitol, fibras inulina e acácia, cacau alcalino, gema de ovo, manteiga de cacau, , leite de coco, edulcorante maltitol, fibras inulina e acácia, cacau alcalino, gema de ovo, manteiga de cacau, emulsificantes lecitina de soja, mono e diglicerídeos de ácidos graxos e goma xantana, sal, agentes de crescimento (bicarbonato de sódio, fermento químico e bicarbonato de amônio), antioxidante natural extrato de alecrim e aromatizantes sintéticos idênticos aos naturais sabor baunilha e cacau. NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTEM OVO E DERIVADOS DE SOJA.
BISCOITO PASSATEMPO LEITE (NESTLÉ)
INGREDIENTES: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, óleo vegetal, amido, mineral cálcio (carbonato de cálcio), leite em pó integral, sal, farinha de aveia, fermentos químicos (bicarbonato de amônio, fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio), aromatizantes e emulsificante (lecitina de soja). ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE TRIGO, LEITE, SOJA E AVEIA. PODE CONTER CEVADA, CENTEIO, AVELÁ E AMENDOIM, CONTÉM LACTOSE. CONTÉM GLÚTEN.
Biscoito Panda kids x Passatempo leite
O rótulo do biscoito Panda Kids ressalta os atributos “sem glúten”, “sem lactose” e “sem proteínas do leite”. Segundo o fabricante:
“É ideal para levar na lancheira. São crocantes e em formato de urso Panda, que deixa o lanche ainda mais divertido e agrada crianças e adultos.”
Quando olhamos a lista de ingredientes, vemos que os primeiros são amido de milho, açúcar, farinha de arroz e gordura vegetal. É basicamente o que ocorre no Passatempo, assim como em todos os biscoitos convencionais: a massa é uma mistrua de farinhas com açúcar e gordura.
A diferença é que o Panda não tem os alergênicos, algo que é relevante apenas para quem não pode consumir glúten, como os celíacos, para os intolerantes à lactose ou para os alérgicos à proteína do leite de vaca (APLV).
Nos últimos anos, as restrições de glúten e lactose tornaram-se populares em dietas de emagrecimento. Embora não haja uma conexão direta entre a exclusão dessas substâncias e a perda de peso, é possível que a pessoa emagreça se as substituições resultarem em uma redução no consumo calórico. Nesse caso, a perda de peso não ocorre pela ausência de glúten ou lactose, mas pelo conjunto de mudanças na alimentação.
Mas quem não tem essas restrições não se beneficia ao trocar farinha de trigo por amido de milho ou farinha de arroz. Todas são feitas de cereais refinados e ricas em carboidratos que não contribuem para a perda de peso. Da mesma forma, não faz sentido retirar o leite de vaca da dieta de quem o tolera.
Ainda assim, a associação entre saúde e os termos "sem glúten" e "sem lactose" cresceu tanto que hoje esses produtos compartilham as prateleiras com alimentos orgânicos e naturais. Isso leva alguns consumidores a acreditar que esses produtos podem ser consumidos sem moderação, o que pode ser uma armadilha, já que o foco deveria ser na qualidade e composição geral da dieta, e não apenas na ausência de certos componentes.
Não conter glúten e leite não torna o biscoito “ideal para levar na lancheira”, a menos que a intenção seja oferecer uma guloseima ocasional para uma criança alérgica. O biscoito Panda kids é praticamente um Passatempo recortado no formato de urso.