A melhor farofa é low carb
A receita que fará sucesso no seu Natal | vídeo curto com passo a passo
Quando chega o final do ano, muitos de vocês me perguntam como fazer a famosa farofa low carb, uma receita campeã de audiência que é tradição na minha família desde 2015. Natal sem ela não tem graça! É uma alegria pra mim saber que vocês já incorporaram essa tradição em suas casas também.
Esta farofa não é apenas low carb. Além de ser mais gostosa que as industrializadas convencionais, ainda tem menos calorias!
Em uma porção de 35g, a farofa Yoki tem 143 calorias e 28g de carboidratos, já a nossa versão low carb tem cerca de 100 calorias e apenas 7,5g de carboidratos. Isso se deve à presença dos vegetais que aumentam o volume da receita, diluindo as calorias das farinhas e das gorduras. Só vantagens!
Pra facilitar a sua vida, este ano gravei um vídeo curto mostrando o passo a passo da receita, que é bem fácil de fazer. O resultado é uma explosão de sabores que impressiona mesmo quem “não faz dieta”.
Como fazer a farofa low carb
Em uma panela grande e funda, frite uma xícara de bacon cortado em pedacinhos bem pequenos (o Reinaldo já postou uma dica de bacon com mais carne aqui no chat dos assinantes). Assim que aquecer, a própria gordura do bacon vai derreter e servirá para a fritura, não a descarte.
Na mesma panela, refogue uma cebola grande picada em pedaços pequenos (se o bacon que você usar for muito magro, adicione uma colher de sopa de manteiga, azeite de oliva ou banha).
Acrescente dois tomates sem sementes picados, mais uma cenoura grande ralada. Se desejar, pode adicionar azeitonas fatiadas a gosto (prefiro as pretas) e deixe refogar mais.
Tampe a panela e deixe a mistura em fogo mínimo por ao menos 10 minutos ou até tudo murchar bem.
Tempere com sal, páprica, cheiro verde, pimenta, ou use os temperos de sua preferência.
Desligue o fogo e acrescente 2 xícaras de farinha de coco branca (gosto desta que avaliei aqui) mais 2 xícaras de farinha de amêndoas. Misture bem.
Ao final, você pode colocar pedaços de nozes, amêndoas ou castanhas. Se gostar de contraste com doce (eu adoro), caramelize as nuts com um bom adoçante low carb, como fizemos ano passado na Salada de Natal (nada de açúcar, por favor).
Dica: use uma farinha de coco branca que você já conheça e que não tenha gosto forte residual de coco. Ela é importante, pois ajuda a absorver a umidade da receita, enquanto a farinha de amêndoas acrescenta óleo e também sabor. Por isso a receita leva ambas.
Embora essa farofa tenha poucos carboidratos e seja mais nutritiva que outras, pois contém bastante vegetais e oleaginosas, ela não deve ser considerada light. Como a maioria das farofas, é um alimento rico em gorduras que, neste caso, vêm de fontes naturais como o bacon e as amêndoas. Contudo, é uma alternativa para quem faz dieta low carb ou cetogênica, e até mesmo para os diabéticos que controlam a ingestão de carboidratos.
Se você fizer a farofa, lembre-se de compartilhar fotos no chat dos assinantes premium ou marque @lowcarbinspira no Instagram.
Convite
Vem aí uma nova edição do Desafio Uma Salada Por Dia — um bônus para os assinantes premium. Será em janeiro, logo após o período das festas, pra colocar um ponto final nos excessos e relembrar que a rotina saudável também pode ser deliciosa. Tô animada pesquisando e testando receitas práticas, do jeito que a gente gosta.
Desejo que seu Natal seja especial, não apenas pela comilança e pelas festas, mas que venha acompanhado de bons sentimentos de amor e paz!
Coisa mais linda Sari!! Deve ser uma maravilha!! Não à toa, todos por aí te deram essa obrigação nas festas de fim de ano!
Feliz natal!
Parece deliciooosaaa!!! 👏👏👏👏