O dia das crianças vem aí…
Quem já levou uma criança ao supermercado sabe o quão desafiador pode ser tentar recusar seus pedidos insistentes por guloseimas em embalagens atrativas. Se estiverem em uma ilha logo na entrada da loja, fica impossível desviar a atenção - e os supermercados parecem estar cientes disso. Com a proximidade do dia das crianças, muitas lojas têm colocado em evidência os produtos preferidos dos pequenos.
Um dos produtos tradicionais destinados ao público infantil é o Toddynho, cuja história no Brasil começou em 1982, quando a PepsiCo inaugurou o segmento de leite aromatizado pronto para beber em embalagens cartonadas assépticas de 200 mililitros, fornecidas pela Tetra Pak. A novidade, somada à criação do personagem icônico estampado nas caixinhas, logo ganhou a simpatia das crianças. O Toddynho foi o primeiro achocolatado pronto em caixinha e acabou se tornando sinônimo de achocolatado pronto para beber.
Para convencer os pais de que se trata de um produto saudável, o fabricante alega que o achocolatado contém leite e é fortificado com cálcio, além das vitaminas A, C, D e ácido fólico, nutrientes que também são importantes para o crescimento, sendo “uma opção gostosa e divertida que ajuda na dose diária do consumo de nutrientes”.
No entanto, nada se fala sobre o principal nutriente contido no Toddynho: carboidratos provenientes, em sua maioria, de açúcares adicionados.
Toddynho x Coca-Cola
Para fins comparativos, vejamos os rótulos destes dois produtos. Enquanto o primeiro alega ser saudável, o segundo é sabidamente fonte de açúcar.
Embora muitas pessoas reconheçam que refrigerantes convencionais não sejam uma boa opção para crianças (nem para adultos), muitos podem pensar que o Toddynho seja melhor, por conter leite. No entanto, no que se refere ao açúcar, vemos que o achocolatado contém uma quantidade ainda maior que a Coca-Cola em uma mesma porção. Vale ressaltar que acrescentar um coquetel de vitaminas sintéticas numa bebida açucarada não a torna mais saudável, serve apenas para poder fazer as alegações de rótulo e passar essa falsa impressão.
O objetivo dessa comparação não é alegar que Coca-Cola é melhor que Toddynho, mas chamar atenção para o fato de que ambos contêm uma grande quantidade de açúcar.
Embora o Ministério da Saúde do Brasil recomende que crianças até 2 anos não consumam nenhum tipo de alimento a que tenha sido acrescentado açúcar, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende que o consumo de açúcar não passe de 50 gramas por dia para adultos e crianças, não existem valores diários de referência estabelecidos para esse ingrediente. Isso significa que os produtos podem conter quantidades ilimitadas de açúcar em sua composição, e que cabe ao consumidor ficar atento aos rótulos e fazer os cálculos, se estiver buscando controlar sua ingestão.
Observação
Não está claro por que o açúcar faz mal para crianças pequenas, e deixa de fazer mal depois do aniversário de 2 anos. Alguém explica?
Em comemoração ao dia das crianças, em outubro teremos uma edição especial com comidas para os pequenos. O objetivo é ajudar os pais a fazerem substituições práticas e mais nutritivas quando se trata da alimentação de seus filhos. Apesar de essa não ser uma tarefa fácil, existem opções que merecem ser descobertas - até mesmo de achocolatados! Caso ainda não assine o plano premium, faça o upgrade para receber as próximas edições especiais e também ganhar acesso imediato a todo o arquivo das Descobertas.
Você é do time que procura evitar esses produtos ou consegue incluí-los na rotina com moderação?
Concordo. Os meus sabem exatamente oq é porcaria e as exceções que eu permito comer ou beber.
Não é. Mas a próprias crianças já se posicionam. As exceções existem. O brigadeiro do aniversário, o bolo da festinha, mas achocolatado não💪