Descobertas por Sari Fontana

Descobertas por Sari Fontana

O perigo dos esmaltes de unha: ninguém assume a responsabilidade - parte 2

Minha decepção com o programa de logística reversa do Boticário e com a resposta do Ibama. E mais: uma revisão sobre o potencial nocivo dos produtos à saúde e as mudanças que fiz após esta pesquisa.

Avatar de Sarita Fontana
Sarita Fontana
mar 26, 2026
∙ Pago

No primeiro texto que publiquei sobre os esmaltes de unha, descrevi minha investigação sobre o seu potencial tóxico para o ambiente. Os fabricantes dos produtos não assumem a responsabilidade pelo destino dos resíduos gerados: as orientações aos consumidores são inexistentes ou vagas, e os raros programas de logística reversa, como o do O Boticário, informam que reciclam frascos vazios, embora as lojas recebam embalagens contendo produtos.

Quando questionei sobre o que acontece com os resíduos, o atendimento da empresa respondeu que “não tem a informação”, o que me leva a concluir que tudo vai parar no lixo comum – aparentemente, não adianta levar seu esmalte vencido para O Boticário descartar, porque o resultado será o mesmo.

O que diz o Ibama

Foram meses tentando conseguir uma orientação de diferentes órgãos oficiais quanto ao descarte correto dessas substâncias. A maioria deles me deixou sem resposta. Finalmente, recebi um posicionamento do Ibama que confirmou minhas suspeitas: sim, os resíduos são tóxicos e não devem ser descartados no lixo comum. Não, não existe legislação que obrigue os fabricantes a manter canais de logística reversa, tampouco orientações claras para a população sobre o descarte. É um empurra-empurra de uma instituição para a outra, um problema sem dono e, consequentemente, sem previsão de ser solucionado. Veja a resposta na íntegra:

Resposta do Ibama sobre o descarte de esmaltes

Partilhar

A pergunta que não quer calar: se esmaltes são tóxicos para o ambiente, são seguros para a saúde humana? Como avaliar a composição?

A carregar...

Enquanto isso, preparando a próxima edição de variedades...

Vou conversar com um médico especialista em perimenopausa, climatério e menopausa — fases que muita gente confunde ou nem sabe que está vivendo. Quero levar as suas dúvidas. Aproveite para enviar sua pergunta anônima clicando aqui.

Vale para mulheres que estão passando por isso e para quem convive com elas. As respostas das melhores perguntas entrarão na edição mensal de variedades, em que abordo temas diversos.

Este post é para subscritores pagos

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2026 Sarita Fontana · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece o seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura