Dossiê barras de proteína | 2a edição
Tem até barra com doce de leite! Com açúcar, com xaropes, com amido e uma infinidade de aditivos, muitas têm mais calorias que um Snickers. Mas agora você pode fazer sua própria barrinha em casa.
Quem viveu os anos 2000 deve se lembrar da moda das barras de cereal, aquela forma que os adultos encontraram pra comer doces com a desculpa de que eram saudáveis. Já em 2024, parece que todas as marcas criaram uma barra de proteína pra chamar de sua. Elas estão em todos os lugares: nas gôndolas das farmácias, nos corredores dos supermercados, nas lojas de artigos esportivos e até nas academias. Com tantas opções, fica cada vez mais difícil escolher.
Barras de proteína são a versão moderna das barras de cereal: a desculpa que os adultos procuram pra comer doces disfarçados de saudáveis.
A primeira edição do dossiê das barras de proteína foi um grande sucesso. Acompanhada pelo dossiê whey protein e o dossiê bebidas lácteas proteicas, é uma das postagens mais lidas da história das Descobertas. Como esse mercado não parou de crescer, nem o interesse dos leitores, decidimos produzir esta segunda edição avaliando novas marcas.
Relembrando:
Por que as barras de proteína têm valor nutricional inferior ao whey?
Enquanto o whey protein é composto principalmente por proteína do soro do leite, as barras proteicas incorporam outros ingredientes que possibilitam moldá-las em barra. Eles também garantem sua estabilidade ao longo do tempo, evitando que derretam, endureçam ou grudem na embalagem. Além disso, para terem consistência mastigável, é necessário adicionar substâncias que melhorem a textura. Esses ingredientes adicionais diluem a concentração de proteína e afetam a qualidade nutricional das barras em comparação com o whey protein em sua forma pura.
Equilibrar todos esses aspectos num produto com preço atraente para o consumidor é um grande desafio para os fabricantes. Por esses motivos, é tão difícil encontrar barras de proteína de alta qualidade.
Na batalha pelo consumidor desatento, ganha a barrinha que for mais gostosa e tiver o menor preço.
Se você está aqui, significa que é um consumidor diferenciado, daqueles que presta atenção ao que compra e quer entender os rótulos para não ser enganado. Por isso, na segunda edição deste dossiê vamos ampliar nosso repertório enquanto avaliamos novas marcas de barras de proteína.
Barra de proteína x Barra de chocolate
Um exemplo de barra de proteína é a Dark Bar (Integralmedica) que tem um tamanho grande, com 90g por unidade. Quando comparada com uma barra de chocolate Snickers (45g), vemos que ela tem mais proteínas, porém também tem mais carboidratos, mais gorduras e muito mais calorias. Vejamos seus ingredientes:
Blend proteico (caseinato de cálcio, colágeno hidrolisado, proteína de soro do leite isolada e proteína do leite concentrada), cobertura sabor de chocolate ao leite sem açúcar, recheio sabor de chocolate sem açúcar, xarope de polidextrose, chocolate chips sem açúcar, óleo de palma, cacau em pó, triglicerídeos de cadeia média, mix de vitaminas (ácido ascórbico, nicotinamida, acetato de DL- alfatocoferila, D-pantotenato de cálcio, cloridrato de piridoxina, riboflavina, tiamina mononitrato, palmitato de retinila, ácido N-pteroil-L-glutâmico, D-biotina, colecalciferol e cianocobalamina), fruto-oligossacarídeo, cloreto de sódio, mix de minerais (sulfato de manganês, sulfato de cobre e picolinato de cromo), edulcorante xarope de maltitol, umectante glicerina, aromatizantes, emulsificante lecitina de soja, conservador sorbato de potássio e corante caramelo IV. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
O rótulo não informa do que é feita a cobertura sabor chocolate ao leite, nem o recheio, nem os chocolate chips. O único adoçante declarado é o xarope de maltitol, um poliol com impacto glicêmico importante. Esse ingrediente tem cerca de metade do impacto glicêmico do açúcar comum, mas também possui metade do seu poder adoçante. Isso significa que para alcançar um nível similar de doçura é necessário adicionar o dobro da quantidade de maltitol, resultando num impacto glicêmico equivalente ao do açúcar.
A diferença entre o Snickers e a Dark Bar é que um todo mundo sabe que não é saudável, já o outro parece que é. O marketing desses produtos sugere que eles podem ser consumidos a qualquer hora do dia, por isso muitos os escolhem como sobremesa.
Ao escolher essa barra como sobremesa, você está ingerindo 376 calorias extras.
Ainda nesta edição: Bold, Dux, Bio2, +Mu, Clean Pro, Best Whey, Smartbar, Amendo Power, Supino, Protein Crisp, Flormel Pro e mais!
Presente para os assinantes mais fiéis
Se você gosta da praticidade das barras de proteína, mas assim como eu não está satisfeito com os ingredientes das que vemos no mercado, tenho um presente pra você. A minha receita, que carinhosamente apelidei de Saribar.
A partir das informações do rótulo da minha barra de proteína preferida, fiz o que os pesquisadores chamam de “engenharia reversa”. Ou seja, estimei a quantidade de cada ingrediente até chegar em uma versão muito parecida com a original e nutricionalmente imbatível.
Essa receita foi o resultado de um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento, que demandou investimento financeiro e de tempo para a realização de inúmeros testes. Alguns de vocês sugeriram que eu a vendesse como um e-book, mas em vez disso, resolvi presentear os assinantes mais fieis das Descobertas.
Como ganhar a receita
Os superapoiadores (membros fundadores) são os assinantes que optaram por pagar um valor maior para dar um incentivo extra ao meu trabalho, e sou muito grata a cada um deles. Como forma de agradecimento, eles já podem acessar a receita e um vídeo que gravei mostrando o passo a passo do preparo dicas importantes. Lembrando que todos os assinantes podem migrar para o status de superapoiadores, se assim desejarem.