Sentir fome é diferente de passar fome
Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil reconhecermos a sensação de fome verdadeira. Vivemos cercados por conveniências, alimentos baratos, prontos, gostosos e fáceis de consumir em qualquer lugar. Consequentemente, o ser humano desaprendeu a reconhecer a diferença entre fome e vontade de comer. Ao menor sinal de fome, corremos mastigar alguma coisa, como se o estado ideal fosse permanecer com a constante sensação de estômago cheio.
O ser humano desaprendeu a reconhecer a diferença entre fome e vontade de comer.
Mas a realidade é que precisamos reaprender a sentir fome. Assim como sono, frio e vontade de ir ao banheiro, esse é um sinal fisiológico natural do corpo que não irá nos fazer mal, além de gerar um pequeno desconforto passageiro. Já passar fome é uma situação diferente, é o que ocorre com pessoas em situação de rua sem acesso a alimentos ou que não podem se alimentar por alguma razão extrema como, por exemplo, devido à ocorrência de uma guerra ou desabastecimento de insumos. É algo que também acontece na prática de jejuns longos (não recomendo).
Hoje vamos propor um exercício que nos ajudará a reconhecer esses sinais.
Para refletir: calorias extra
Apenas como referência, veja a seguir a quantidade de calorias que podem estar presentes em alguns lanches típicos.
Manhã - barra de cereal:
Uma barra de cereal pode ter entre 100 a 200 calorias ou mais, dependendo dos ingredientes. Vamos considerar uma média de 150 calorias.
Depois do almoço - um café com leite de máquina:
Café com leite de máquina: cerca de 90 calorias
Tarde - castanhas e uma maçã:
Castanhas (porção de 30g): cerca de 180 calorias.
Maçã média: aproximadamente 95 calorias.
Noite - bolachas integrais com queijo:
Bolachas integrais (porção de 30g): cerca de 120 a 140 calorias. Vamos usar 130 calorias como uma estimativa.
Queijo Minas frescal (porção de 50g): em torno de 70 calorias.
Esses lanchinhos não parecem nenhum exagero, certo?
Mas, quando somamos 150 + 90 + 180 + 95 + 130 +70 = 715 calorias.
No quarto dia do nosso desafio teremos uma missão relacionada aos lanches, ou seja, tudo aquilo que consumimos entre as refeições principais. Muitos de nós acabamos beliscando alguma coisa sem perceber, que não contabilizamos como refeições. Mas a realidade é que nessas beliscadas podemos estar ingerindo uma grande quantidade extra de energia.