Descobertas do Mês - Setembro 23
Supercoffee tradicional em pó e na versão pronto para beber, barra de proteína vegana, goiabada zero, protein ball e kefir integral.
Bem-vindos a mais uma edição das Descobertas do Mês! Nesta seleção especial, trazemos avaliações de produtos sugeridos pelos assinantes premium que merecem um lugar (ou não) em sua lista de compras. Vamos decifrar os rótulos dos famosos supercafés turbinados, tanto na versão em pó quanto pronto para beber. Também vamos conhecer uma barra de proteína vegana que justificou uma atualização no nosso dossiê das barras de proteína, uma goiabada zero, bolinhas “proteicas” e um kefir integral.
Nem todo alimento industrializado é ruim, nem tudo que tem ingredientes desconhecidos é nocivo. No entanto, é essencial treinar o olhar para fazer as melhores escolhas. Embora isso possa inicialmente parecer complexo, com o tempo, se torna um hábito natural. E facilitar esse processo é o objetivo das Descobertas.
🟡ATENÇÃO
⚠️SUPERCOFFEE PRONTO PRA BEBER (CAFFEINE ARMY)
INGREDIENTES: Água, Peptídeos Bioativos de Colágeno Hidrolisado, Triglicerídeos de Cadeia Média C8 + C10 (TCM), Concentrado Proteico do Soro de Leite, Cacau em Pó, Café Arábica Solúvel, Taurina, Tirosina, Carnitina, Cafeína Microencapsulada, Colina, Canela, Complexo de Vitaminas B [Vitamina B1 (Tiamina), Vitamina B3 (Niacina), Vitamina B5 (Ácido Pantotênico), Vitamina B6 (Pirodoxina HCI), Vitamina B9 (Ácido Fólico), Vitamina B12 (Metilcobalamina)], Picolinato De Cromo, Pimenta Preta, Gengibre, Aromatizantes, Estabilizantes Fosfato Dipotássico e Fosfato Dissódico, Espessantes Carboximetilcelulose, Celulose Microcristalina e Carragena, Regulador de Acidez Bicarbonato de Sódio e Edulcorante Glicosídeos de Esteviol (Stevia). Alérgicos: Contém Leite e Derivados. Pode Conter Derivados de Soja. Não contém glúten.
Por que merece atenção?
Primeiramente, vamos aos pontos positivos: essa bebida contém apenas 2,4g de carboidratos por porção e nenhum açúcar escondido. É adoçada com estévia, que é um adoçante seguro. A gordura utilizada é de boa qualidade: triglicerídeos de cadeia média, resultando em 6g de gordura e 108 Kcal por porção. Leva colágeno e um pouco de whey protein na composição.
Como o colágeno é o segundo ingrediente declarado, sabemos que está presente em maior quantidade que o whey. Apesar de ele contabilizar como proteína no rótulo, vale ressaltar que o colágeno não é uma fonte de proteínas de alta qualidade, como explicamos neste episódio de podcast. Isso significa que esse produto não deve ser confundido com outras bebidas lácteas proteicas que fornecem mais proteínas e de melhor qualidade em uma porção semelhante. Outro ponto que chama atenção é a grande quantidade de vitaminas e aminoácidos adicionados - será que precisamos disso em um café?
Essa bebida ultraprocessada não tem um perfil ruim de macronutrientes, mas é um energético multivitamínico que acrescenta calorias em uma nova ocasião de consumo.
Algo que vale a pena considerar antes de decidir se esse produto faz sentido para você é pensar em qual é o seu objetivo. Se você estiver em processo de emagrecimento, pode não ser uma boa ideia acrescentar gorduras e calorias extra em uma bebida que, originalmente, não teria nada disso. Já se o seu objetivo não for emagrecimento e você gostar desse tipo de bebida, pode não ser um problema, desde que consumida com moderação, ou se ela substituir uma refeição que seria mais calórica.
Também questiono a mensagem transmitida pelo marketing do produto que promete entregar saciedade, foco e clareza mental, além de “energia limpa” (algo subjetivo). A gordura presente, de fato, confere energia. Assim, devemos interpretar a alegação de energia nesse produto como sinônimo de calorias, em vez de associá-la a disposição ou vitalidade.
Eu tenho uma opinião muito particular sobre os cafés turbinados, mas para construir esse pensamento, antes vamos avaliar como esse produto pronto pra beber se compara à versão tradicional do supercoffee em pó.