Descobertas do Mês - Julho 24
A Paçoquita virou shake! Será melhor que Toddynho? E mais: um queijo light diferente, uma receita e uma bebida com açúcar feito de aveia - até quando vamos acreditar que açúcar chique é melhor?
Bem-vindos a mais uma edição das Descobertas do Mês: minha curadoria de produtos que merecem (ou não) estar na sua lista de compras.
Nesta seleção, apresento um tipo de queijo light que pode ser um aliado da dieta e uma receita de pasta com boa relação proteína-energia. Também trago duas bebidas achocolatadas: uma candidata a substituir o Toddynho na lancheira que, apesar de não conter açúcar, mantém isso em segredo. Já a outra, afirma não ter açúcar, mas é cheia dele.
A bebida de aveia que avaliamos nesta edição engana o consumidor ao esconder o açúcar na lista de ingredientes, mas ele aparece na tabela nutricional.
Ainda nesta edição, a pediatra Dra Teresinha Souto responde se crianças podem consumir adoçantes.
Para os recém-chegados, esta publicação mensal é uma das seções mais populares desta newsletter, que deu origem às Descobertas em 2022. A cada mês, avalio alimentos que são boas alternativas ou que geraram dúvidas, mas também trago alertas explicando os que não merecem lugar em nosso carrinho de compras. Muitos deles são sugeridos por vocês, leitores. Descrevo as descobertas do mês como uma explicação didática de rótulos, que orienta para escolhas inteligentes e independentes no supermercado.
Nem todo alimento industrializado é ruim, nem tudo que tem ingredientes desconhecidos é nocivo. No entanto, é essencial treinar o olhar para fazer as melhores escolhas. Embora isso possa inicialmente parecer complexo, com o tempo, torna-se um hábito. E facilitar esse processo é o objetivo das Descobertas.
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
Nota: uma marca que aparece na lista vermelha não é necessariamente ruim, e poderá ter outros de seus produtos nas listas verde ou amarela em algum momento. Sempre verifique o rótulo antes de comprar, pois os produtos podem ser reformulados. As avaliações são independentes, sem nenhum conteúdo patrocinado. Os exemplos apresentados são apenas para fins didáticos.
❌ BEBIDA DE AVEIA COM CACAU (NUDE)
INGREDIENTES: Água, aveia, cacau em pó, cálcio de algas e sal marinho.
ALÉRGICOS: CONTÉM AVEIA. NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Por que deixo na prateleira?
Orgânica, sem glúten, sem açúcar. Quando li essas informações no rótulo, fiquei curiosa pra saber como essa bebida é adoçada, já que tem o sabor doce, apesar de não conter adoçantes. Na tabela nutricional vemos que ela tem 19g de carboidratos por copo de 200ml, quase o mesmo que a Coca-Cola.
A bebida de aveia Nude com cacau tem o dobro de carboidratos que o leite convencional.
Então, fui pesquisar no site do fabricante e encontrei esta explicação:
“Como é doce e não tem açúcar?
Utilizamos pura tecnologia e (muita) pesquisa para aproveitar o máximo da aveia através de um processo enzimático, que transforma o cereal em leite. Os amidos presentes na aveia são quebrados em componentes menores, assim como o que ocorre durante o processo de digestão do corpo humano. Esses componentes menores, a partir do novo entendimento da Anvisa, devem ser contabilizados na tabela nutricional como açúcares adicionados, mesmo que não tenhamos adicionado nenhuma colher(zinha) de açúcar. Entendeu?”
Sabe por que a Anvisa exige que esse açúcar seja declarado como açúcar? Porque é açúcar, de fato. A diferença é que ele vem da aveia, e não da cana - algo que eu chamo de “açúcar chique”, já que só o da cana tem má reputação. O mais surpreendente é que enquanto justifica que não usa açúcar refinado, o fabricante está explicando que produz o açúcar a partir da aveia em seu processo!
Até quando vamos acreditar que açúcar de outras plantas é melhor que o da cana? Ao escolher um produto, preste atenção na quantidade total de carboidratos, ao invés de focar nos açúcares adicionados ou nas palavras destacadas no rótulo.