Descobertas do Mês - Agosto 24
Confira minha avaliação de um macarrão de arroz com feijão que alega ser proteico, um arroz de aveia e água tônica zero. Bônus: uma seleção de hambúrgueres.
Bem-vindos a mais uma edição das Descobertas do Mês. Nesta seleção especial, trago produtos que merecem um lugar (ou não) em sua lista de compras. Na edição de hoje, conto o que penso sobre um macarrão feito de arroz e feijão que promete ser proteico. Também avalio uma água tônica zero diferente das demais e um “arroz” feito de aveia.
Vale a pena pagar mais caro pra trocar um cereal por outro?
Para os recém-chegados, esta edição mensal é uma curadoria de alimentos industrializados elaborada por mim. É uma das seções mais populares desta newsletter, que deu origem às Descobertas em 2022. A cada mês, apresento recomendações de produtos, esclareço dúvidas e alerto sobre as armadilhas dos rótulos. Muitos deles são sugeridos por vocês, leitores.
Descrevo as descobertas do mês como uma seleção de produtos que servem de exemplos práticos e orientam para escolhas mais inteligentes e independentes no mercado.
Nem todo alimento industrializado é ruim, nem tudo que tem ingredientes desconhecidos é nocivo. No entanto, é essencial treinar o olhar para fazer as melhores escolhas. Embora isso possa parecer complexo, com o tempo, torna-se um hábito. E facilitar esse processo é o objetivo das Descobertas.
🔴DEIXA NA PRATELEIRA
Nota: uma marca que aparece na lista vermelha não é necessariamente ruim, e poderá ter outros de seus produtos nas listas verde ou amarela em algum momento. Sempre verifique o rótulo antes de comprar, pois os produtos podem ser reformulados. As avaliações são independentes, sem nenhum conteúdo patrocinado. Os exemplos apresentados são apenas para fins didáticos.
❌”ARROZ” DE AVEIA (QUAKER)
INGREDIENTES: aveia integral.
ALÉRGICOS: CONTÉM AVEIA. PODE CONTER TRIGO, CEVADA E CENTEIO. CONTÉM GLÚTEN.
Por que deixo na prateleira?
Assim como o arroz, a aveia é um cereal rico em carboidratos. Esse produto contém apenas aveia como ingrediente, o diferencial está no formato que lembra arroz. Mas será que existe alguma vantagem significativa que justifique a troca do arroz pela aveia?
Para responder a essa pergunta, vamos comparar essa novidade com as informações nutricionais de um arroz integral.
A aveia tem mais calorias que o arroz, 192 versus 126 a cada 100 gramas do alimento cozido. Embora tenha um pouco mais de proteínas e fibras que o arroz de verdade, esses nutrientes estão diluídos em uma grande quantidade de carboidratos.
Se você busca reduzir o impacto glicêmico e os carboidratos da sua dieta, essa troca não vale a pena. Para esse objetivo, o konjac em formato de arroz é mais vantajoso, pois contém apenas fibras, sem calorias e sem carboidratos.
Isso não quer dizer que aveia é um alimento ruim, mas que não faz sentido trocar um carboidrato barato por outro que custa o dobro do preço só pra ter um pouquinho a mais de fibras e proteínas. As melhores fontes desses nutrientes, respectivamente, são os vegetais e todos os tipos de carnes e ovos — não a aveia.
Se for pra comer um cereal rico em amido com formato de arroz, que tal comer arroz?
Para saber mais sobre o consumo de aveia e seu papel na dieta, ouça este episódio do podcast Comida Sem Filtro: aveia para quem?