Desafio Proteína na Medida | 2. Ajuste as quantidades
Depois de descobrir quanta proteína você consome, é hora de ajustar as quantidades: qual deve ser a meta? Aprenda a diferença entre o mínimo e o ideal e como chegar lá
Na última semana observamos o que comemos, avaliamos nossas refeições e estimamos a quantidade real de proteínas que ingerimos. Talvez você tenha percebido que esse nutriente às vezes fica de lado, e esteja se perguntando como interpretar os valores que estimou. Agora é hora de ajustar o foco e a composição dos pratos.
Quanto de proteína eu devo comer?
Existem algumas possibilidades de resposta, e precisamos ter cuidado para não confundir estes conceitos:
Mínimo: o suficiente para evitar deficiência e desnutrição. Se você já leu que 0,8g de proteína por quilo de peso corporal ideal é o recomendado pela OMS, tenha em mente que isso é o necessário para evitar desnutrição — o que é bem diferente do ótimo.
Se assina as Descobertas e está participando do desafio, é provável que não esteja desnutrido e queira otimizar sua composição corporal para emagrecer ou melhorar sua saúde, certo?
Ideal: o nível ótimo para manter e desenvolver massa muscular, melhorar saciedade e favorecer a queima de gordura. Essa é a nossa meta no desafio, confira a explicação no vídeo a seguir com a participação do Dr Souto, autor do bestseller Uma Dieta Além da Moda.
Exagero? É bem raro na prática, principalmente em se tratando de comida de verdade.



