De doce já basta a vida
[Desafio 3 dias sem doces - Dia 1] Descubra como vai ser o desafio que vai ajudá-lo a repensar sua relação com o sabor doce
Após os chocolates e demais comilanças da Páscoa, é natural que muitos de nós estejamos com a sensação de que cometemos excessos. Várias pessoas relatam que têm dificuldade em retomar o controle da alimentação após comer uns doces a mais, então se você está nesse grupo, saiba que não está sozinho.
“Todas as substâncias viciantes são altamente reforçadoras e alteradoras de humor (ou seja, podem aumentar o afeto positivo ou reduzir o afeto negativo), e algumas (mas não todas) as pessoas que as consomem o farão compulsivamente (ou seja, continuarão a usar apesar de consequências negativas ou do desejo de parar). As substâncias viciantes envolvem o sistema de recompensa e levam à liberação de dopamina no núcleo accumbens. No entanto, a capacidade viciante de uma substância não pode ser determinada por um marcador biológico específico (por exemplo, magnitude da liberação de dopamina), mas sim pela habilidade da substância de desencadear um conjunto básico de indicadores comportamentais: controle diminuído sobre o consumo, fortes impulsos ou desejos pela substância, uso continuado apesar das consequências negativas e repetidas tentativas fracassadas de reduzir ou parar”.
Fonte: The concept of “food addiction” helps inform the understanding of overeating and obesity
Uma das formas que encontrei para manter meu peso relativamente estável ao longo da última década foi fazendo minidesafios comigo mesma. Sempre que saio da rotina, procuro tomar algumas medidas para evitar que a situação saia do controle. Afinal, quem já foi compulsiva e esteve no limite entre sobrepeso e obesidade sabe que manter o peso perdido é um processo ativo. Não tem jeito, requer um certo esforço e disciplina, mas o resultado compensa.
Manter o peso perdido é um processo ativo.
Embora o desafio que iniciaremos hoje não tenha como objetivo o emagrecimento (serão apenas 3 dias!), ele pode ajudá-lo a longo prazo, pois a tendência é que você consiga controlar melhor a ingestão de doces depois de descobrir que consegue sobreviver sem eles.
OBJETIVO
Entender como funciona sua relação com o doce. Quando retiramos completamente o sabor doce da rotina alimentar, percebemos várias coisas: com que frequência os ingerimos, em que momentos sentimos vontade e o quanto dependemos deles.
COMO VAI SER
Nos próximos 3 dias, a começar por hoje, você receberá por e-mail instruções e dicas para ajudá-lo na missão de vencer a vontade de doces. A intenção é que possamos colocá-las em em prática durante o desafio e depois aplicá-las em nossa rotina.
Um tópico exclusivo para o desafio estará disponível no chat do Substack, onde você poderá compartilhar como está sendo a sua experiência durante estes 3 dias, trocar ideias e sugestões com os outros participantes.
Será uma oportunidade de aprender, trocar experiências com os demais participantes e descobrir mais sobre nosso comportamento alimentar.
PARA QUEM É
Para todos os assinantes dos planos pagos das Descobertas (se você já assina, não precisa fazer nada. Já está dentro!)
Para quem está disposto a fazer este exercício de disciplina, autoconhecimento e capacidade de dizer não.
PARA QUEM NÃO É
Para quem já não consome nada com o sabor doce (nem mesmo com adoçantes ou adoçados com frutas e sucos naturais).
Para quem tem transtorno alimentar.
QUANDO
De 2 a 4 de abril - Valendo!