Decifrando rótulos em qualquer lugar
Descubra os meus alimentos e bebidas preferidos da Europa Central, e os critérios que me fizeram aprovar cada um deles
Eu sempre tive curiosidade de saber de quê as coisas são feitas, é daí que vem meu interesse pelos rótulos. Gosto de entrar nos supermercados e descobrir novidades, algo que fica ainda mais divertido em outros países — o vídeo a seguir foi gravado em Budapeste. Pra mim, garimpar produtos é como brincar de caça ao tesouro, traduzindo e decifrando os rótulos.
Nunca gostei daquelas listas de “pode” e “não pode”, eu sempre quis saber o porquê. Espero que você também conquiste essa liberdade, que é a chave para não virar refém de produtos que podem ser reformulados a qualquer momento.
Hoje em dia, as ferramentas de inteligência artificial não apenas traduzem as embalagens, como ajudam na sua interpretação. Mas algo que elas ainda não sabem é avaliar os alimentos considerando os meus critérios, que sempre combinam a interpretação dos ingredientes e valores nutricionais com as minhas preferências e necessidades.
Quando você aprende a decifrar os rótulos dos alimentos, fica livre para escolher os melhores onde quer que esteja.
Dica de podcast: Comida em viagem
Nas minhas últimas férias, visitei países da Europa Central cujos idiomas não conheço: Áustria, República Tcheca e Hungria. Mas bastou usar um tradutor online e aplicar os mesmos critérios que uso em qualquer lugar para encontrar produtos incríveis, dispensando as enganações. Nesse processo, acabei descobrindo alguns muito interessantes que vou mostrar a seguir, enquanto explico os critérios que me fizeram escolher cada um deles.